Login

Lean Six Sigma


Lean Six Sigma! O que é?

O Lean e o Six Sigma são duas filosofias de gestão que, embora tenham sido implementadas de forma independente durante a década de 80 e início de 90, por empresas e organizações líderes de mercado, são, agora, utilizadas em simultâneo e de forma sinérgica.

O Lean foca a redução de tempo entre o pedido do cliente e a sua entrega, eliminando todas as formas de desperdício identificadas na cadeia de valor da organização.

O Six Sigma foca a redução de variabilidade das características que são críticas para o cliente e para a qualidade do produto, garantido que fazemos bem à primeira vez.

O IBERFAR, ao juntar as duas filosofias de gestão, o Lean e o Six Sigma, garante o caminho para nordeste, ou seja, para a perfeição!

 

Como é que o IBERFAR aplica o Lean Six Sigma?

O IBERFAR aplica o Lean Six Sigma com base na estratégia definida pela empresa, utilizando métodos diferentes, dependendo se no processo estão envolvidas causas de variabilidade comuns ou causas de variabilidade especiais.

  1. Quando estão envolvidas causas de variabilidade comuns, o IBERFAR aplica métodos KAIZEN para eliminar, em simultâneo, desperdício e fontes de variabilidade comuns. Os KAIZEN mais utilizados são os KAIZEN de processo, os SMED e os GEMBA KAIZEN(6S).                                         
  2. Quando estão envolvidas causas de variabilidade especiais, o IBERFAR implementa sistemas de Controlo Estatístico de Processo, acompanhados de Sistemas de Análise de Medição (MSA). Após serem removidas as causas de variabilidade especial e o sistema se encontrar estável, e a capacidade do processo for inferior à capacidade desejável, o IBERFAR implementa KAIZENS para eliminar desperdício e causas comuns de variabilidade e assim aumentar a capacidade do processo e melhor atender os seus clientes.

                        

 

Desde quando é que o IBERFAR aplica o Lean Six Sigma?

O IBERFAR começou o seu caminho para a excelência operacional  em 2007. Desde então, não tem parado na sua caminhada para a perfeição.

Os projetos implementados são inúmeros, incluindo projetos relacionados com a melhoria de processos de suporte (administrativos), com a melhoria de processos operacionais (fabrico, embalagem, controlo da qualidade) e com a melhoria de processos logísticos.

Para além dos projetos feitos internamente, o IBERFAR liderou projetos Lean Six Sigma operacionais e logísticos a nível nacional e com a participação de parceiros de negócio e de empresas concorrentes de capital nacional, sempre com o suporte da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED).

 

O que é que os nossos clientes ganharam com o Lean Six Sigma?

Todos os esforços de melhoria feitos no IBERFAR têm como ponto de partida ganhos para os CLIENTES e para o IBERFAR.

Desde 2007 que os nossos projetos Lean Six Sigma focam atributos críticos para os nossos clientes, como:

  • Redução do tempo de entrega e da variabilidade da entrega, permitindo aos nossos clientes comprar as matérias primas e os princípios ativos mais tarde e adquirirem o produto acabado apenas quando dele precisam, reduzindo consideravelmente os seus custos de inventário;
  • Redução de custos de produção, que são refletidos para os custos de compra dos nossos clientes;
  • Redução dos desperdícios de materiais em toda a cadeia de valor do IBERFAR, permitindo produzir maiores quantidades de produto com menores quantidades de matérias primas;
  • Redução das dimensões de lote, garantindo que produzimos apenas as quantidades que os nossos clientes precisam e garantindo, assim, o fornecimento das quantidades certas eliminando produto acabado parado em armazém.